Total de visualizações de página

domingo, 4 de dezembro de 2011

ATLETIBA DO SÉCULO - HOJE É O DIA - RAÇA VERDÃO!!!

Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 4, às 17h, na Baixada, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de lutar muito para chegar ao G5 e contar com uma dose de sorte na rodada anterior, o Verdão agora precisa de uma nova vitória para consolidar uma das arrancadas mais espetaculares deste campeonato e carimbar a vaga para a mais importante competição das Américas. Pela frente, terá um rival que joga suas últimas fichas na penosa luta contra a Série B e que, ao contrário do Alviverde, não depende de suas próprias forças para alcançar o objetivo

Concentração, determinação, garra e vontade. Vamos escrever outra bela história, Coritiba!


O último final de semana mostrou um pouco do que está sendo o Coritiba de 2011. Apesar de não ter feito uma boa partida diante do Avaí, a equipe Coxa-Branca lutou até o final, superou o nervosismo, a ansiedade e a angústia de ver todos os resultados dando certo e, aos 40 minutos do segundo tempo, conseguiu o gol da vitória sobre a equipe catarinense. As cenas no Couto Pereira logo após Jeci balançar as redes certamente vão ficar na memória de muita gente. A alegria e a satisfação estampadas no rosto de cada torcedor que viu o seu guerreiro time chegar ao G5 do campeonato era evidente. Mas isso tudo significou mais um pouco. Era a certeza, a quem ainda duvidava, de que o grande Coritiba está de volta, lutando pelas posições de destaque em todos os campeonatos que disputa.

Mas como em toda história de suspense, ainda falta o desafio final, aquele que vem como constatação de que aquilo tudo que vivemos passou de um sonho e virou realidade, a última e mais difícil barreira para o paraíso. E quis o destino que esta última partida fosse um AtleTiba, O AtleTiba, apontado, por muitos, como o maior de todos os tempos. Tempo que é uma palavra doce para todos os torcedores do Verdão, pois foi ele quem curou as feridas abertas em 2009, construiu alicerces fortes durante as dificuldades em 2010 e quem nos coloca diante de uma possível e justa recompensa em 2011, como se dissesse: "Vai Coritiba, volta para o teu lugar de direito e brilha no Alto de suas tantas Glórias". A torcida confia, visto que esgotou todos os ingressos em 20 minutos e promete apoio total e irrestrito aos jogadores.

Por falar neles, vai um pedido. Joguem por nós, façam a diferença, construam a história. Seremos testemunhas do caráter, da atitude e, acima de tudo, da vontade que vocês demonstraram e demonstrarão ao defender nossas cores neste último compromisso de 2011. Em relação à montagem do time, Marcelo Oliveira terá praticamente todos os atletas à disposição, com exceção de Davi. Sendo assim, Marcos Aurélio retorna à titularidade e forma dupla com Leonardo. Na posição de volante, Leandro Donizete e Willian cumpriram suspensão e disputam a vaga, com vantagem para o primeiro. Por fim, na meia, a experiência de Tcheco pode fazer a diferença e ele é o mais cotado para iniciar a partida. Entretanto, Everton Costa pode aparecer na função. Definição, mesmo, apenas minutos antes da bola rolar.

Silêncio também do outro lado, na última cartada contra a degola

Depois de passar apenas uma rodada fora da zona do rebaixamento durante o campeonato inteiro, o A. Paranaense chega, enfim, à última rodada do Brasileirão e, com ela, vem a angústia de não depender apenas de suas próprias forças para se livrar da Série B. O rival perdeu uma grande oportunidade de deixar o Z4 na última rodada, quando foi beneficiado pelo resultado entre Ceará e Cruzeiro, mas não teve competência para vencer o já rebaixado América e viu as suas chances de sobreviver na Série A se reduzirem drasticamente. Resta, apenas, tentar vencer o Verdão e torcer muito.

Em relação ao time que enfrenta o Coritiba no último compromisso de um ano que certamente não será lembrado de maneira positiva pela torcida rubro-negra, o técnico Antonio Lopes somente não poderá contar com o zagueiro Gustavo, suspenso pelo terceiro amarelo. Fabrício entra em seu lugar. Guerrón, Renan Rocha e Paulo Baier foram poupados de alguns treinamentos na semana, mas devem jogar normalmente, o que afasta a possibilidade de surpresas de última hora. Talvez, uma possível mudança para surpreender a comissão técnica Alviverde seja a entrada de Branquinho no lugar de Marcinho, muito contestado em Uberlândia. Entretanto, essa hipótese é remota.

Panoramas da partida

Atitude, determinação e sabedoria. São sobre estes pilares que o Verdão deve construir o seu jogo neste domingo, na Baixada. Depois de praticamente já iniciar o planejamento para 2012, o elenco Coxa-Branca tem uma oportunidade de escrever o nome de cada jogador na história do clube e não deve deixar passar esta chance. Para isso, deve explorar a vantagem emocional que terá sobre o rival, cuja situação é bastante desesperadora e montar o seu jogo com raça, mas, acima de tudo, inteligência para impor o seu ritmo e conseguir o único objetivo: a vitória.

Ofensivamente, a volta de Marcos Aurélio certamente será bastante comemorada, visto que este jogador é uma das referências da equipe e devolverá a movimentação ao ataque. Além disso, juntamente com Rafinha, o atacante pode ser peça fundamental no esquema de Marcelo Oliveira, visto que pode tanto explorar o costado dos laterais como fazer uma função criativa no meio. Nesta faixa do gramado, quem também pode fazer a diferença é Tcheco que, com sua experiência e passes precisos pode ser uma importante arma Coxa-Branca. Além deles, as jogadas de bola parada também podem ser alternativas interessantes para a partida.

Na parte defensiva, é preciso tomar cuidado com Guerrón, que cresceu muito de produção nos últimos jogos e é a principal vávula de escape do rival para os contra-ataques. Além dele, a experiência de Paulo Baier, tal como Tcheco no lado Alviverde pode fazer a diferença. No comando de ataque, é preciso impedir que Federico Nieto use a sua principal arma - o cabeceio -, mantendo-o longe do gol de Vanderlei. Por fim, olho em Marcelo Oliveira, que vem dando relativo equilíbrio à meia-cancha do A. Paranaense e aparece constantemente no ataque.

Apoio nas arquibancadas

A imensa vontade da torcida Coxa-Branca em ver o seu time na Libertadores é facilmente destacada pelo fato de todos os 2.500 ingressos reservados terem sido esgotados em pouco mais de 20 minutos de venda pela internet. Isso significa que a galera Alviverde estará na Baixada jogando junto com os jogadores e oferecendo uma força a mais para que o objetivo seja alcançado. E se caso algum atleta, por algum motivo, se sinta intimidado pelas dificuldades ou se canse na partida, olhe para as arquibancadas. Nelas estão representadas todo o esforço, coragem e energia necessárias. Juntos, sairemos vitoriosos de mais este desafio.

Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!

Campeonato Brasileiro 2011 - 38ª rodada

A. Paranaense x Coritiba
Local: Estádio Joaquim Américo (Baixada)
Data: 04/12/2011, domingo
Horário: 17h

A. Paranaense:
Renan Rocha; Wendel, Manoel, Fabrício e Héracles; Deivid, Marcelo Oliveira, Paulo Baier e Marcinho (Branquinho); Guerrón e Federico Nieto.
Técnico: Antonio Lopes

Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete (Willian), Léo Gago, Tcheco (Everton Costa) e Rafinha; Marcos Aurélio e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira

Árbitro: Sandro Meira Ricci/DF (FIFA)
Assistente 1: Roberto Braatz/PR (FIFA)
Assistente 2: Gilson Bento Coutinho/PR
4º Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha/GO
5º Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário