Total de visualizações de página

domingo, 16 de outubro de 2011

ARTE - BANZKY E OS SIMPSONS- MAIS SOBRE O ARTISTA

Banzky é um artista de rua britânico de fama internacional pelos grafites que pinta em Bristol e em Londres. Ativista declarado, Banksy dirigiu uma controversa abertura de Os Simpsons.

Bart versão Banksy
Abertura de Os Simpson versão Banksy: Não devo escrever nos muros.


Banksy, pseudônimo de um artista que nasceu em 1975 e do qual se desconhece a identidade real, concede poucas entrevistas e suas obras são encontradas e reconhecidas facilmente pelas ruas da cidade de Bristol, Inglaterra.



Banksy ficou famoso por espalhar mensagens de grafites por muros e edifícios-ícones do mundo todo, incluindo o muro da Cisjordânia. Pequenas ações que causam grande repercursão é a marca de seu trabalho.




Como se diverte um manifestante: além de pintura, graffiti e filmes, Banksy também faz instalações.


Ativista, o artista também colocou um boneco inflável representando um prisioneiro de Guantánamo na Disneylândia.



Os pais dele não sabem da fama do filho.

Eles pensam que sou um decorador e pintor.
Banksy. Em declaração atribuída a ele sobre seus pais.


Um episódio de Os Simpsons foi ao ar no último domingo, nos EUA, com a tradicional abertura da série alterada e dirigida por ele.


Veja a vinheta completa


Na abertura, dezenas de operárias, e até uma criança, trabalham desenhando fotogramas do desenho animado em um lugar sombrio, expostas a produtos químicos, muitas com bandagens nos braços, sugerindo talvez maus-tratos e lesões por esforço repetitivo.



Em níveis inferiores do local, que parece uma gruta escura, jovens transportam cabideiros com camisetas com os personagens da série em meio a crânios humanos, pequenos animais são atirados em uma espécie de triturador para se recolher pêlos que servem de enchimento para bonecos do Bart Simpson. Na sequência um carregamento dos bonecos é puxado por um panda (numa clara alusão à China).



Enquanto isso, outro trabalhador sela caixas com a língua de um cetáceo. Outro operário faz orifícios em DVDs da série com o chifre de um unicórnio esquálido e acorrentado no que parece ser a cela de uma prisão.



O pequeno trecho pode ser interpretado como uma crítica às péssimas condições de trabalho a que são submetidos trabalhadores (incluindo menores) especialmente em países orientais os quais manufaturam produtos dos EUA e Europa.

Ao mesmo tempo, as economias ocidentais criticam a falta de democracia e liberdades individuais de nações como a China mas dependem de sua força de trabalho de custo irrisório para manter a lucratividade de suas empresas.



Feliz com seu Nike iPhone? É possível que alguma criança vietnamita tenha colado seu solado chinesa tenha montado sua tela capacitiva multi-touch. :-(

O episódio em questão será exibido ainda esse mês na Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário