Total de visualizações de página

sábado, 5 de novembro de 2011

SIR ALEX FERGUNSON - 25 ANOS TREINANDO O MANCHESTER UNITED

25 anos da era Ferguson. Uma lenda em números

por Leonardo Bertozzi, blogueiro do ESPN.com.br

Sir Alex Ferguson completa 25 anos à frente do Manchester United neste domingo, 6 de novembro. É o símbolo maior da transição entre duas eras do futebol inglês e europeu. E justamente pela capacidade de se adaptar a diferentes realidades dentro do mesmo ambiente que o escocês é especial. Alguém que desmontou e montou times sem perder a capacidade de estar sempre na briga por títulos. Talvez o maior técnico de clube de todos os tempos.

Uma história tão brilhante não se resume apenas a números, mas eles ajudam a entender sua grandeza. Veja só.

0 - Títulos de Premier League do rival Liverpool após a primeira conquista de Ferguson no campeonato, em 1993. Até então, o United tinha 7 títulos, contra 18 dos Reds. Hoje, com 19, é o recordista.

1 - Técnico de time da primeira divisão inglesa em novembro de 1986, quando Ferguson assumiu o United, ainda em atividade: Kenny Dalglish (Liverpool).

3 anos, 6 meses e 11 dias - Tempo passado entre o anúncio de Ferguson como técnico do United e o seu primeiro título no clube, a FA Cup de 1990, contra o Crystal Palace. Muitos acreditam que o escocês não teria resistido no cargo em caso de derrota.

4,09 - Tempo médio, em anos, de permanência de técnicos em times da primeira divisão inglesa, desde a formação da Premier League em 1992.

5 - Técnicos que estão há mais de cinco temporadas em seus cargos no futebol inglês. Além de Ferguson, são Arsène Wenger (Arsenal, 15), John Coleman (Accrington Stanley, 12), David Moyes (Everton, 9) e John Still (Dagenham & Redbridge, 7).

6 - Capitães da era Ferguson: Bryan Robson, Steve Bruce, Eric Cantona, Roy Keane, Gary Neville e Nemanja Vidic.

10 - Jogadores contratados por Ferguson como o mais caro da história do United, desde Mark Hughes (1,8 milhão de libras, em 1988) até Dimitar Berbatov (30,75 milhões de libras, em 2008). Seis deles (Gary Pallister '89, Roy Keane '93, Andy Cole '95, Ruud van Nistelrooy '01, Juan Sebastián Verón '01 e Rio Ferdinand '02) foram momentaneamente o mais caro da história do futebol inglês.

13 - Técnicos que permaneceram no comando de times ingleses por mais tempo que Ferguson. Todos menos um assumiram os cargos há mais de 100 anos.

14 - Número de técnicos do vizinho Manchester City durante a era Ferguson.

14 - Jogadores do atual elenco principal do United que ainda não eram nascidos quando Ferguson assumiu o cargo: De Gea, Evans, Anderson, Smalling, Chicharito, Nani, Cleverley, Gibson, Diouf, Fábio, Rafael, Welbeck, Jones e Macheda.

37 - Títulos conquistados por Alex Ferguson no Manchester United: 12 Campeonatos Ingleses, 5 Copas da Inglaterra, 4 Copas da Liga, 10 Supercopas da Inglaterra, 2 Ligas dos Campeões, 1 Recopa, 1 Supercopa Europeia, 1 Copa Intercontinental e 1 Mundial de Clubes da Fifa. Somando as conquistas com St.Mirren e Aberdeen, são 48 troféus na carreira.

45 - Jogos da maior sequência invicta da história do clube, alcançada sob o comando de Ferguson, entre 26 de dezembro de 1998 e 3 de outubro de 1999. Neste período o United conquistou a história tríplice coroa (Champions League, Premier League e FA Cup).

94 - Valor, em milhões de euros, da venda de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid em 2009, na maior transação da história do futebol. O português foi contratado em 2003 por 15 milhões de euros para substituir David Beckham.

1.052 - Número de trocas de técnicos no futebol inglês desde a contratação de Ferguson pelos Diabos Vermelhos.

2002 - Ano em que Ferguson planejava se aposentar, antes de voltar atrás e nunca mais tocar no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário