Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

COXA E SEUS GOLS

Que o Coritiba de 2011 é praticamente uma "máquina de fazer gols" ninguém questiona. Já são 125 gols em 58 jogos na temporada, recorde absoluto do clube em toda a sua história. É natural que muitos torcedores associem a efetividade na hora de colocar a bola para as redes com um ataque fulminante, mas, na prática, é importante ressaltar que todos os setores da equipe no gramado contribuem para números tão expressivos. Analisando as estatísticas do Campeonato Brasileiro 2011, a distribuição dos gols é evidente.

Ao lado do Internacional, o Coritiba possui o melhor ataque da principal competição do futebol nacional. Já são 40 gols marcados em 24 rodadas. Os atacantes Alviverdes são responsáveis por 21 destes gols, com Bill (o artilheiro da equipe até aqui) balançando as redes adversárias por sete vezes. A seguir, aparecem Marcos Aurélio (6), Anderson Aquino (5) e Leonardo (3). Em porcentagem, o ataque Alviverde soma 52,5% do total geral de gols.

Mas o que chama a atenção mesmo é que a defesa Coxa-Branca já soma 9 gols marcados, ficando apenas a um gol do setor de meio-campo Alviverde. Emerson é o defensor que mais se destaca neste quesito. O zagueiro-artilheiro Coritiba já soma quatro gols na competição, aparecendo em 4° lugar na classificação da artilharia da equipe. Também contribuem para o expressivo número os zagueiros Jeci (dois gols) e Pereira (um gol) e os laterais Jonas e Maranhão, que também assinalaram um gol cada. Trocando os números absolutos por porcentagem, são 22,5% do total geral.

Por fim, no meio, Léo Gago e Rafinha lideram a artilharia, com três gols cada. A seguir aparecem Éverton Costa (2), Davi e Tcheco, com um tento assinalado. A meia cancha Alviverde faz 25% dos gols do Coritiba na competição.

Os números do Campeonato Brasileiro mostram o equilíbrio do time Alviverde em campo. Apesar de não possuir um goleador nato, a equipe Coxa-Branca sabe distribuir as jogadas dentro do gramado e possui diversas armas para incomodar os adversários. Além das jogadas de frente, para a conclusão dos atacantes, os chutes de longa distância de Léo Gago e as jogadas de bola parada para a conclusão de Emerson já fazem parte do arsenal Coxa-Branca nas partidas, e contribuem para uma melhor efetividade na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário