Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dalton Trevisan ganha o maior prêmio de literatura

 / Capa de uma edição do livro Mirinha, de Dalton Trevisan

Escritor curitibano, prestes a completar 87 anos, foi premiado pela sua "dedicação ao fazer literário", disse um dos membros do júri

A imprensa portuguesa está informando em seus sites, na manhã desta segunda-feira (21), que o escritor curitibano Dalton Trevisan é o vencedor deste ano do Prêmio Camões. A decisão do júri foi unânime e acaba de ser anunciada, em Lisboa.
O escritor curitibano, que completa dia 14 de junho 87 anos, foi premiado pela sua "dedicação ao fazer literário", disse o escritor brasileiro Silviano Santiago, um dos membros do júri.
O Prêmio Camões é entregue desde 1989, tem o valor de cem mil euros, e é o prémio mais importante da literatura portuguesa. Foi instituído por Portugal e pelo Brasil e é atribuído, alternadamente, nos dois países.Trevisan é dono de uma carreira longa e constante, dedicada especialmente ao conto. Nos últimos anos lançou "O Maníaco do Olho Verde" (2008), "Violetas e Pavões" (2009), "Desgracida" (2010), "O Anão e a Ninfeta" (2011) e "Mirinha" (2011).
Além do escritor Silviano Santiago, o júri desta edição foi composto por Rosa Martelo, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Abel Barros Baptista, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; historiador e escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho; Alcir Pécora, professor da Universidade de Campinas; e pela poetisa angolana Ana Paula Tavares
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário